Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pequenos Momentos

Um blog com tudo o que me vem à cabeça.

Pequenos Momentos

Um blog com tudo o que me vem à cabeça.

Sex | 09.11.18

Estágio vs Escravidão: Se a escravatura foi abolida, então porque é que as empresas podem ter trabalhadores de forma gratuita?

Um estágio não remunerado é precisamente um período do tempo, onde és acolhido numa empresa para trabalhar, de forma gratuita, na esperança de ser uma experiência enriquecedora, onde possas aprender e ter a tua primeira oportunidade de trabalho. Uma experiência única, achas tu, principalmente quando és aceite por aquela empresa de renome que tanto querias. É, portanto, uma maré de ilusões que, assim que pões os pés na empresa são, imediatamente dissipadas.

A verdade é que as empresas já estão habituadas a receber estagiários e aquilo que acontece quando chegas a uma empresa, é que és tratado como "mais um", sim, mais um estagiário que vem aqui passar uma temporada, gastar do seu próprio bolso para, no final, ir de mãos a abanar. Para que no final, já esteja outra pessoa de armas e bagagens, com o seu mar de ilusões, prestes a caírem por terra.

O pior disto tudo são as faculdades que pactuam com isto, que contêm no seu programa um semestre dedicado a um estágio curricular, sem qualquer tipo de remuneração. Se é obrigatório ser feito um estágio, onde trabalhas como os outros funcionários, então é justo que se recebas alguma coisa pelos serviços prestados.

Se tudo isto já não fosse mau o suficiente, ainda há pior. Quando finalmente percebes que a única coisa que vais retirar é experiência, eis que a empresa se lembra de prolongar o período de estágio. Nesse momento todas as esperanças de teres alguma oportunidade de trabalho ganham vida, novamente. Sentes-te feliz por pensares que estão a prolongar o teu estágio porque gostam do teu trabalho quando, na verdade, gostam é de ter um trabalhador gratuito na empresa, por outras palavras, gostam de ter um escravo, que presta exatamente os mesmos serviços que um trabalhador normal.

É preciso ainda deixar claro que sim, um estágio é, efetivamente, uma grande oportunidade para aprenderes e aplicares todos os teus conhecimentos. Contudo, isso não significa que as empresas possam ter o direito de ter trabalhadores de forma gratuita. Tudo isto leva-nos a um ponto de precariedade em que, até para fazer um estágio curricular pedem experiência! 

É triste perceber que depois de anos de escravatura, eis que existe toda uma nova forma de abusarem das pessoas e fazerem delas escravas. E é ainda mais triste perceber que é este o futuro dos estudantes e recém-licenciados, após terem pago mais de mil euros por ano em propinas para terem um diploma que os leva a este mundo de escravidão.

Se a escravatura foi abolida, então porque é que as empresas podem ter trabalhadores de forma gratuita?

Fica a pergunta para que todos possamos pensar sobre esta questão.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.